Notícias

GLP Central

Gás natural em Balneário Camboriú

No Brasil, ainda predomina o uso do gás em botijões, o chamado GLP, que são instalados nas calçadas dos edifícios e em áreas reservadas das residências.

Atualmente, menos de 10% das cidades brasileiras são abastecidas pelo gás natural quer seja para uso residencial, comercial ou industrial.

E o gás natural para uso residencial está chegando na cidade de Balneário Camboriú.

No segundo semestre de 2018 iniciaram as obras para implantação da rede de gás residencial na cidade. Acompanhe nosso post para saber todas as novidades!

Qual a diferença entre gás natural e gás GLP?

Para começarmos vamos definir de maneira bem prática a diferença entre os gás natural e o gás GLP.

O gás GLP é o conhecido gás de cozinha, geralmente utilizado em botijão ou engarrafado em vasilhames.

O gás natural, ou GN, é um combustível fóssil que se encontra na natureza, geralmente em grandes reservatórios do subsolo. Sua utilização é feita por meio de uma rede de distribuição encanada.

A evolução do gás natural no Brasil

Desde o ano 2000, o uso do GNL, ou gás natural liquefeito, vem crescendo em todo o mundo, chegando a uma taxa de crescimento de 7% ao ano.

Hoje, o gás natural é considerada a fonte de energia que mais cresce no mundo, muito provável por ser uma alternativa mais eficiente, mais limpa e em muitos casos mais barata.

Fonte: ANP

 

O uso do gás natural vem crescendo também no Brasil.

Segundo o INEEP em 2017 o gás natural estava presente em:

  • 3.050 estabelecimentos industriais;
  • 36.122 comércios;
  • 440 municípios;
  • 3.060.213 residências;
  • 53,93 milhões de metros cúbicos consumidos por dia.

O gás natural nas cidades catarinenses

Segundo a SCGás, companhia responsável pelo abastecimento no estado de Santa Catarina, hoje o gás natural está disponível para o uso residencial em algumas cidades catarinenses.

São elas: Criciúma, Tubarão, Palhoça, Florianópolis, São José, Joinville e Itajaí, destacando que as redes estão em alguns bairros dessas cidades e não nas cidades de forma geral.

E, como falamos na nossa introdução, a cidade de Balneário Camboriú entrará na lista das cidades que irá fornecer para seus moradores o gás natural para uso residencial.

O início das obras

Falamos que as obras para implantação da rede do gás natural na cidade de Balneário Camboriú começaram no segundo semestre de 2018. Mas que obras são essas? Como funciona o gás encanado?

O gás natural chega até o destino, ou até a sua casa, por meio de uma rede de tubulações subterrâneas.

Essa tubulação vai distribuindo e levando o produto desde o Gasoduto Bolívia Brasil, até a sua residência, como se fosse a água que você recebe diariamente, conforme a imagem abaixo.

Fonte: Super Interessante

 

No caso das obras na cidade de Balneário Camboriú será feita uma ligação entre a rede de distribuição de gás e as instalações dos edifícios que receberão o gás natural encanado.

Para entender melhor: todas as centrais de gás que existiam nos prédios que irão receber o gás natural encanado, serão substituídas pelas Estações de Regulagem e Medição Urbana, as ERMUs.

A ERMU nada mais que o equipamento que vai controlar a pressão e medir o volume de gás fornecido ao cliente, respeitando as normas brasileiras.

Fonte: Cozinhando com Gás Natural

 

Balneário Camboriú recebendo o gás encanado

O Balneário Shopping é o único estabelecimento situado na cidade que recebe no momento o gás natural encanado.

De início, os pioneiros são quatro edifícios situados na zona central de Balneário que estão se preparando para adaptar suas instalações para também começarem a receber e usar o gás natural.

Os quatro edifícios fazem parte do projeto piloto da SCGás que planeja oferecer o combustível para 1.400 prédios, objetivando atender 30 mil apartamentos com o gás natural para uso residencial.

O projeto ainda inclui atender 350 pontos comerciais.

Toda a implantação nos quatro edifícios está sendo realizada pela GLP Central, empresa situada na cidade de Balneário Camboriú e que atua há mais de 27 anos no mercado catarinense.

Hoje, uma boa parte dos prédios que estão sendo construídos na cidade já estão sendo planejados para receberem a tubulação para o gás natural.

Por que usar o gás natural?

Inúmeras são as vantagens em usar o gás natural tanto nas indústrias, como no comércio e nas residências.

Aqui, vamos destacar as vantagens em usar o gás natural encanado para uso residencial.

Consideramos as mais importantes:

  • O aproveitamento do gás natural é de 100% sem perdas residuais: economia;
  • Adeus aos botijões e cilindros que continham produto inflamável: maior segurança;
  • Assim como a água e a energia elétrica, você poderá usar qualquer hora do dia;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Maior facilidade e praticidade.

Agora que você ficou sabendo mais detalhes sobre a chegada do gás natural encanado na Cidade de Balneário Camboriú, como funciona e suas vantagens e está interessado em instalar na sua residência, consulte a GLP Central e veja como adaptar-se a essa nova realidade.

Fontes:
Jornal GGN
SCGás
Página3
INEEP

A GLP Central está situada na cidade de Balneário Camboriú e atua no mercado há mais de 27 anos proporcionando segurança aos seus clientes.

A GLP Central tem como prioridade oferecer um atendimento de qualidade, o que sempre resulta na confiança e satisfação dos usuários, por meio de um trabalho de excelência.

A GLP Central tem a satisfação de participar do projeto piloto da SCGás e ser a licitada para fazer as implantações de rede para canalização do gás natural encanado que abastecerão os quatro edifícios pioneiros na utilização do combustível na cidade de Balneário Camboriú.

A GLP Central atua nas seguintes áreas:

  • Montagem de redes de gás GLP e GN;
  • Testes de estanqueidade;
  • Estudos de viabilidade energética;
  • Laudos e perícias;
  • Retirada de vazamentos;
  • Montagem de medidores de gás;
  • Montagem de reguladores de gás;
  • Projetos especiais para comércio e indústria;
  • Gases.

Conheça nesse link todas as informações de contato da GLP Central, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

Postar um comentário

Agende agora mesmo sua vistoria grátis:


(47) 3367 3090

Agenda Vistoria